Coleta seletiva de lixo: por que é importante fazer?
Todos os dias, produzimos milhares e milhares de toneladas de lixo ao redor do mundo, em residências e empresas. São materiais que utilizamos na rotina, atividades domésticas, no trabalho e resíduos como papel, plástico, vidro, alumínio e aqueles que são orgânicos, geralmente provenientes da alimentação de pessoas e animais e de locais que comercializam esse tipo de produto.
Em média, o ser humano gera 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos todos os anos no planeta, o que corresponde a cerca de 1,2 quilos por dia. Do total de países existentes, 30 são responsáveis por quase metade desta produção, no caso, os que são considerados desenvolvidos. Estes valores devem ser ainda maiores até 2050, de acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). A expectativa do órgão para a metade do século é que produção anual de lixo, seja ampliada para 4 toneladas.
O fato é que com a geração desenfreada de resíduos sólidos, também aumenta bastante a poluição e a destruição da nossa natureza. A maior parte do lixo que produzimos é armazenada e descartada de forma incorreta e acaba não recebendo o tratamento necessário. Dessa forma, tais resíduos são transportados até florestas, rios, lagos e mares, pondo em risco a flora, fauna e a vida marinha.
Quem também sai prejudicado nessa história é o próprio ser humano que sofre com todos os efeitos provocados pela degradação ambiental, como o aquecimento global e as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos naturais, o ocasionamento de diversos tipos de doenças e a própria diminuição da qualidade de vida.
Em razão de todo esse descontrole que acaba causando sérios problemas para a vida no planeta, se faz importante a conscientização e mudança de hábitos. Uma das ações de grande efeito que contribui para estagnação desse processo destrutivo é a aplicação da coleta seletiva de resíduos. Nesta iniciativa, que pode ser realizada, tanto em ambiente residencial, como no corporativo, faz-se a separação dos materiais, de acordo com a classificação de cada um, para que seja coletado com eficiência e recebe a destinação correta.
De forma geral, a coleta seletiva ajuda a dar um fôlego para a natureza e também fornece benefícios, como:
– A possibilidade de reutilizar resíduos que demorariam muito para se decompor na natureza;
– A reciclagem de materiais, como papel e plástico;
– Faz com que haja menos extração de recursos naturais;
– Diminui a contaminação do solo, e de rios, lagos e mares;
– Promove a saúde, ao reduzir os indicadores de doenças;
– Contribui para a geração de emprego e renda.
Então, é possível concluir que esta é uma medida bastante inteligente, que contribui para a natureza e outras esferas da sociedade, como a social, econômica e produtiva, além de trabalhar consideravelmente a educação ambiental em muitas frentes. A Urbana apoia e conscientiza sobre a realização da coleta seletiva em qualquer tipo de ambiente, bem como atende este tipo de demanda.
Quer saber mais? Acompanhe a Urbana no Instagram: @urbana.limpeza.